25 de junho de 2011

Ahhh, risotto...

Eu AMO risotto! E se você me disser que risotto é pápa eu te digo: você não tem paladar! Rá!
Minhas raízes (beeeeeeeeem distantes) italianas afloraram meu gosto para massas e risottos. Se essas comidas não engordassem eu seria mais feliz :D
Enfim, eu moro numa cidade do interior (hahahahaha), aqui eu não acho minhas traquitanas culinárias, então, quando saio do trabalho sempre vou me divertir no supermercado. Ai você vira e fala: "Mas mulher não gosta de shopping?", e eu te respondo: "Eu gosto é de supermercado!"
Fico passeando pelas sessões, olhando, imaginando o que posso criar com aquelas coisas, e foi num desses passeios, há uns tempos atrás, que eu encontrei o arroz próprio para risottos, não pensei duas vezes. Comprei, fiz, e viciei.
Adoro comidas que me permitem variar, você pode fazer risotto do que você quiser, seja criativo.
Vai aparecer muitas variações do prato, já aviso.

RISOTTO DE ESPINAFRE E BACON
(criação minha)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo (ou carnaroli)
4 colheres de azeite extravirgem
1 cebola pequena beeeeem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de vinho branco
1 e ½ litro de caldo de legumes (caseiro ou não)
1 colher bem cheia de manteiga ou margarina gelada
1 xícara de queijo ralado (usei meia cura)
200gr de bacon em cubinhos já fritos
½ brócolis japonês picado (usei somente os buquês)
1 punhado de castanha de caju picadas

Como fazer:
- Prepare o caldo e deixe fervendo ao lado da panela na qual você irá preparar o risoto. Se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro, dissolva um tablete de caldo de legumes em aproximadamente 1 ½ litro de água, ajuste o sal (cuidado para não salgar) e um segredinho: coloque um buquet garni* para aromatizar.
- aqueça o azeite na panela, frite o alho ligeiramente e acrescente a cebola, quando ela começar a ficar transparente, junte o arroz e refogue por mais ou menos 3 minutos.
- acrescente o vinho, prepare os braços e mexa sempre, até o álcool evaporar e o arroz ficar quase seco. Então, acrescente uma cocha do caldo. Quando esta secar, acrescente a próxima, sempre mexendo bem. Faça isso até o arroz estar cozido mais al dente*.
- após o arroz ficar pronto, crescente o bacon, o espinafre e as castanhas, mexa e desligue o fogo. Acrescente a manteiga e o queijo, mexa e bom apetite.

Buquet garni: mix de ervas frescas em forma de buquet. No meu, peguei uma folha de alho poró e coloquei manjericão fresco, pimenta de cheiro e orégano e amarrei com uma cebolinha aferventada.
Al dente: é o ponto em que o alimento está cozido, mas sem desmanchar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário