29 de dezembro de 2011

Infância tem gosto sim!


A minha tem gosto e é o de uma torta de sorvete que minha tia fazia quando eu era pequena. Era simplesmente divina. Um dia, estava sem fazer nada e me lembrei dessa torta, podia jurar que senti o gosto dela. Corri para o telefone e seguiu-se um diálogo mais ou menos assim:
Eu: Tia, sabe aquela torta de sorvete? Me dá a receita?
Tia: Mas por telefone? Você não vai entender...
Eu: Pode passar!
E então ela me passou a receita, eu fiz. Todo almoço a que eu vou me pedem pra levar a torta... será que ficou boa?
Há quem diga que é melhor do que a da minha tia :D
Depois percebi que todo mundo tem uma variação dessa receita e um nome diferente pra ela, pode verificar na sua família ou na internet :)
Após fazer essa receita muitíssimas vezes, fui fazendo releituras. Um dia colocava o caramelo, outro não. Um dia fazia somente o sorvete e congelava. Nessa da foto só faltou o caramelo.
Segue a receita completa.

Torta de Sorvete

Ingredientes

Creme amarelo
1 lata de leite condensado
5 gemas
2 medidas da lata de leite
Essência de baunilha a gosto

Como fazer
Misture tudo em uma panela, leve ao fogo e quando começar a ferver, desligue. Reserve até que esfrie.


Creme branco
5 claras em neve
2 caixinhas de creme de leite
6 colheres de açúcar

Como fazer
Bata as claras em neve com uma pitada de fermento químico pra ficarem bem firmes. Misture delicadamente o creme de leite e o açúcar às claras.

Calda
½ xícara de leite
3 colheres bem cheias de achocolatado

Como fazer
Misture bem e reserve.

Caramelo
2 xícaras de açúcar
½ xícara de água

Como fazer
Misture a água e o açúcar em uma panela, fora do fogo. Leve ao fogo e mexa esporadicamente, apenas girando a panela. Espere até caramelizar.


Montagem

Coloque o caramelo em uma forma de buraco no meio e espalhe. Por cima acrescente a calda de chocolate. Reserve.
Misture o creme branco e o creme amarelo delicadamente e coloque na forma reservada. Leve ao congelador por no mínimo 6 horas. Para desenformar basta deixá-la em temperatura ambiente por alguns instantes.


Beijos e um excelente Ano-novo pra vocês :D Até o ano que vem ;*

2 comentários:

  1. Nao acreditei qdo vi esta foto no instagran! Vivia atras desta receita. Tem gosto de infancia p mim tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delícia, Rúbia! Espero que você goste e resgate lembranças tão gostosas quanto essa torta. :)

      Excluir