25 de novembro de 2013

Hambúrguer completo: um post, duas receitas

Massa pronta!
Daí que eu queria comer um sanduba, mas daí que eu tô fingindo que tô light...
Mas daí que eu não sou do tipo que passa vontade, então o que fazer?
Um hambúrguer saudável, mas delícia e sem gosto de dieta!
Ah, fiz o pão também... fiquei inspirada nesse post lindo da Akemi :)

Pão semi-integral da Máh
(rendeu 11 unidades)

1 e 1/2 xícara de água
4 colheres de leite em pó
1/4 xícara de manteiga ou margarina
3 ½ xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1/4 de xícara de aveia em flocos
2 colher (chá) de sal
1 ovo extra
Ovo batido e gergelim para finalizar

Como fazer?
Coloque o fermento, o açúcar e a água morna em um bowl, misture e deixe descansar por 10 minutos. (Se não espumar é porque o fermento não está bom).
Acrescente o leite em pó, o ovo, o açúcar, a manteiga e misture, acrescente 1 xícara de farinha e mexa vigorosamente até ficar lisinha.
Acrescente mais 1 xícara e continue mexendo vigorosamente, sempre deixando liso.
Sobre uma bancada, coloque mais farinha, abra uma cavidade no centro e disponha a massa, sove bastante e vá acrescentando farinha restante, sempre aos poucos, até a massa desgrudar da mão!
Acrescente a farinha de linhaça e a aveia em flocos e agregue.
Coloque a massa linda, lisa e fofa em uma bacia levemente untada com óleo, cubra com papel filme e deixe descansar por 1h.
Divida a massa e modele como desejado (eu fiz pão de hambúrguer). Cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h em local morno ou que pelo menos não pegue vento (eu deixo dentro do forno desligado).
Aqueça o forno, pincele os pães com ovo e polvilhe o gergelim e leve para assar, enlouqueça com o cheirinho, mas não esqueça de tirar do forno quando estiver douradinho :)
Assei em forno baixo (não me pergunte a temperatura).

Antes de ir ao forno
Hambúrguer saudável delícia da Máh
(rende de 3 a 6 unidades, depende da espessura e tamanho)

500g de carne moída magra da sua preferência
1 cebola média ralada
4 dentes de alho grandes, amassados
2 colheres (sopa) de linhaça
1/3 de xícara de aveia em flocos
sal, orégano, páprica picante e pimenta do reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de azeite extravirgem

Como fazer?
Misture tudinho, modele como hambúrgueres e grelhe em uma frigideira antiaderente quente.

O meu sanduba eu coloquei queijinho branco da melhor qualidade, alface, tomate e mostarda dijon. PERFEITO!

DELÍIIIIIIIIIIICIA!

:)))


Nenhum comentário:

Postar um comentário