2 de novembro de 2014

Flan de baunilha


Eu precisava dar cabo de uma garrafinha de creme de leite fresco que estava me ameaçando com sua data de validade. E tinha que ser sobremesa.
Procurei, procurei e vi os lindos flans da Pat, e juntei com a paixão do Kaio por flans. Pronto, decidido! Fiz flan.
Fiquei com medo de não dar certo porque o gás resolveu acabar na hora que coloquei-os no forno, mas deu tudo certo, ficaram lindos e deliciosos.
Ah, antes que me perguntem qual a diferença entre flan e pudim, eu já digo: PRA MIM flans são mais leves e pudins mais densos e ambos deliciosos. Porém, pesquisando a respeito, li exatamente o contrário... enfim, é praticamente a mesma coisa, então chame como preferir :D


Flans de Baunilha
(adaptados daqui)

Flans:
500g de creme de leite fresco (uma garrafinha)
250ml de leite
5 ovos pequenos
1/2 xícara de açúcar
1 fava de baunilha1 colher (chá) de pasta de baunilha (totalmente opcional)
1 pitada de sal

Caramelo:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água


Como eu fiz?

Coloquei em uma panela o creme de leite, o leite, a fava de baunilha aberta e com as sementinhas raspadas (e a pasta) e o sal. Levei ao fogo e quando ferveu, tampei e deixei lá.
Enquanto isso misturei o açúcar e a água do caramelo e levei ao fogo. Mexi apenas a panela, não usei colher. Quando caramelar, disponha em ramequins e gire-os para espalhar. Reserve.
Misturei os ovos com o açúcar restante e fui colocando o creme (quase morno) de concha em concha sempre mexendo com o fuet, para não cozinhar os ovos. Depois de tudo misturado, passei por uma peneira para retirar a fava e alguma granulação que possa ter ficado e coloquei nos ramequins, levei ao forno em banho maria até firmar. O tempo eu não sei bem dizer por causa do incidente do gás :P
Deixe esfriar e leve a geladeira, caso deseje, pode desenformar ^^

Beijocas :)

Pode fazer um denguinho para o marido?

2 comentários: