3 de julho de 2017

Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa


Dia desses, não me lembro a ocasião, mas fiz panna cotta, marido AMA.
Não se assuste com o cumaru e a framboesa, usei apenas porque eu tinha a mão. Panna cotta é bem neutra e aceita diversas combinações, sinta-se livre para criar. E faça também essa versão, é maravilhosa.
Em tempo: cumaru ou fava tonka é também conhecida como baunilha brasileira. A sementinha é usada ralada e além de extremamente aromática, é muito saborosa.


Panna Cotta de Cumaru e Geleia de Framboesa da Máh

Panna Cotta
1 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de gelatina sem sabor*
2 colheres (sopa) de água
1 semente de cumaru ralada na hora

Geleia de Framboesa
400g de framboesas (usei congelada)
Suco de 1 limão
1/4 de xícara de açúcar**

Como fazer?
Para a panna cotta, misture o leite, o creme de leite, o açúcar e o cumaru ralado e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e quando a mistura começar a ferver, desligue e tampe a panela. Deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos.
Disponha a água em uma tigelinha, polvilhe a gelatina e espere 1 minuto até que hidrate. Leve ao microondas ou ao banho-maria até derreter. Adicione a gelatina na mistura reservada, misture bem e passe a mistura por uma peneira. Divida o creme nos recipientes escolhidos e deixe esfriar completamente e só então leve a geladeira até firmar completamente. Sirva gelada com a geleia.

Para a geleia, leve todos os ingredientes ao fogo e mexa esporadicamente. Deixe cozinhar até ficar na consistência desejada. Utilize em temperatura ambiente ou gelada.


*Caso queira a panna cotta mais firme, dobre a quantidade da gelatina.
**Eu gosto de geleia com pouco açúcar, caso você prefira mais doce, use o açúcar a gosto.

Caso vá fazer somente a geleia, para conservá-la melhor, coloque-a quente num vidro esterilizado deixando mais ou menos 1 dedo de espaço na borda, tampe bem e vire-as de ponta cabeça e deixe-as assim até esfriar. 
Para esterilizar, lavo bem os vidros e deixo-os no forno por uns 15-20 minutos. As tampas são fervidas por 10 minutos.

Espero que gostem.
Beijocas e até a próxima! :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário